Plantamos florestas
A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional e está presente em 17 estados, sendo o lar de 72% dos brasileiros. Atualmente, esta floresta está reduzida a apenas 12,4% da sua cobertura original, segundo dados do relatório 2020 da Fundação SOS Mata Atlântica.
São urgentes as ações que promovam a conservação e recuperação da Mata Atlântica. Áreas com vegetação nativa precisam de atenção e conservação, enquanto que áreas degradadas e desmatadas demandam ações que promovam sua imediata recuperação e reflorestamento.
É por isso que cada inscrição em cursos da Escola de Botânica é convertida no plantio de uma árvore nativa na Mata Atlântica.
Nossas ações geram impacto ambiental positivo
A Escola de Botânica está sediada na cidade de São Paulo, cuja região metropolitana é habitada por 22 milhões de pessoas: o quarto maior maciço populacional do planeta. Nesse território, a Mata Atlântica sofre com o desmatamento desenfreado desde o início da colonização no século XVI. Mas engana-se quem acha que isso é problema do passado: por conta da expansão das áreas urbanas e os impactos negativos da superpopulação, os problemas da floresta tomam contornos modernos que requerem soluções imediatas e urgentes.
Seremos 8 bilhões de habitantes na Terra em 2023. A exploração de recursos naturais não renováveis é cada vez mais crescente, gerando danos e impactos ambientais negativos, alguns dos quais irreversíveis. É por isso que, após anos de todas essas práticas destrutivas, é chegada a hora de encontrar soluções que gerem um impacto positivo.
Acreditamos que o nosso projeto de transformar cada nova inscrição em uma árvore plantada na Mata Atlântica é a chance que temos de fazer a nossa parte para gerar esse impacto positivo. Mais importante do que apenas diminuir o consumo de recursos naturais e encontrar soluções ambientais conscientes, queremos também promover uma mudança positiva com a nossa existência.
Onde as árvores serão plantadas?
As árvores serão plantadas no município de Baependi, Minas Gerais, em uma área de 56 mil hectares, nas imediações do Parque Estadual da Serra do Papagaio.
A área de Floresta Ombrófila Densa, faz parte do complexo da Mata Atlântica e da Serra da Mantiqueira, e vem sendo degradada desde a década de 1960 pela agricultura e a agropecuária. O local necessita de urgente recuperação e preservação das nascentes, ampliação da área de mata ciliar e reflorestamento dos topos de morro.
O projeto prevê o plantio de 2.000 árvores por ano. Os relatórios anuais de plantio serão disponibilizados sempre em janeiro de cada ano, nesta página.
O primeiro plantio do projeto está programado para acontecer entre setembro e outubro de 2022.
Empresas que tenham interesse em participar, doando árvores, entrem em contato conosco no contato@escoladebotanica.com.br.
Quanto arrecadamos até agora?
As florestas são sistemas colaborativos. Enxergamos as florestas como espaços de partilha entre a vida, onde o equilíbrio é mantido graças a generosidade, a cooperação e a convivência entre diferentes formas de vida.
Florestas nos ensinam muito sobre as relações entre diferentes formas de vida na natureza, as sucessões de ciclos, as convivências, parcerias, resiliência e o respeito ao tempo e ao espaço que as integra.
As pessoas que participarem de nossos cursos, promovem generosidade e equilíbrio, assim como as relações das florestas.
De agosto à dezembro de 2021 convertemos as inscrições em 455 árvores. O primeiro plantio será realizado em setembro e outubro de 2022.