Essas são as pequenas e delicadas flores da mangueira (Mangifera indica), árvore da família Anacardiaceae que produz a manga.
Nativa nas florestas do sul e sudeste da Ásia e introduzida em várias regiões do Mundo, no Brasil ela chegou trazida pelos colonizadores portugueses no século XVI, sendo uma das espécies que melhor se adaptou ao nosso clima.
A mangueira é uma árvore frutífera de grande porte, capaz atingir 40 metros de altura. Suas folhas são perenes, simples, alternas, lanceoladas e coriáceas, medindo entre 15 e 35 centímetros de comprimento e de 6 a 16 centímetros de largura.
As flores são agrupadas em inflorescências (chamadas panículas) nas extremidades dos ramos e podem conter entre centenas e milhares de flores. As flores da mangueira são de dois tipos: hermafroditas e estaminadas (flores masculinas que não produzem frutos), medem 6 milímetros e duram três dias. São polinizadas por vários insetos, principalmente abelhas e moscas.
O período entre a floração e o amadurecimento das mangas pode levar de 100 a 150 dias, dependendo das condições ambientais.
Por: Patrícia Dijigow
Comentários