O amor-agarradinho (Antigonon leptopus) é uma planta perene, nativa do México, que pertence à família Polygonaceae, amplamente cultivada nas regiões de climas equatorial e tropical.
De porte arbustivo e semilhoso, é uma trepadeira tipo liana, com ramos finos e flexíveis, que em jardins se adapta a vários tipos de suporte: arcos, grades, cercas e caramanchões, apresentando grande valor ornamental.
Suas folhas são de cor verde-claro e em formato de coração. Apresenta gavinhas que auxiliam a planta a se apoiar em árvores e suportes, podendo atingir até 12 metros de altura.
Floresce principalmente entre a primavera e o verão. As flores são pequenas e numerosas, em tons de rosa ou cor-de-rosa brancas, reunidas em grandes inflorescências ramificadas, muito visitadas por várias espécies de abelhas, como a européia ou africanizada (Apis mellifera), iraí (Nannotrigona testaceicornis), mirim (Plebeya spp.) e irapuá (Trigona spinipes).
Os frutos são brilhantes, de cor marrom e apresentam formato de cone. Pode ser multiplicado por semente, alporquia e por estacas de galho.
Deve ser cultivado a sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Por: Patrícia Dijigow
#flora #Antigononleptopus #amoragarradinho #polinização #Polygonaceae
Leituras relacionadas:
Polinizadores: agentes fundamentais para a vida
Paisagismo ecológico: plantas nativas e exóticas
Comments