Duas disciplinas que são fundamentais no estudo da Botânica são a morfologia vegetal (que estuda as formas e estruturas das plantas) e a taxonomia vegetal (ciência que encontra, identifica, descreve, classifica e nomeia plantas).
A identificação botânica é o primeiro passo para a pesquisa com plantas, pois os dados devem ficar ligados a um nome científico em Latim, e para chegar a esse nome, os taxonomistas precisam analisar criteriosamente amostras da planta, compará-las com amostras previamente determinadas no acervo de herbários e, finalmente, com a literatura especializada.
Para se coletar amostras vegetais, é preciso seguir metodologias específicas e os coletores devem ter noções gerais da morfologia, para que possam fazer as devidas anotações de campo que muito auxiliam no processo.
O livro Noções morfológicas e taxonômicas para identificação botânica, publicado e disponibilizado gratuitamente pela Embrapa (dos autores: Regina Célia Viana Martins-da-Silva, Antônio Sérgio Lima da Silva, Marília Moreira Fernandes e Luciano Ferreira Margalho) oferece informações básicas sobre taxonomia e morfologia, que auxiliarão no processo de identificação botânica e reconhecimento das principais famílias.
Dividida em três capítulos (Introdução à Botânica, Coleta para identificação de espécimes botânicos e Caracterização das principais famílias botânicas que ocorrem na Amazônia Brasileira) o livro traz um glossário de alguns termos utilizados pela Botânica e conta com várias fotos e ilustrações que permitem a comparação e identificação de características importantes das famílias botânicas.
Esta publicação é um ótimo guia de estudos para todas as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Botânica e compreender melhor as etapas científicas envolvidas nos diversos processos de identificação das plantas, como por exemplo os procedimentos de coleta, anotações de campo e o papel dos herbários.
Para baixar a publicação, clique no link abaixo:
Comentários