Com o intuito de promover residências artísticas fundamentadas em conceitos ecológicos e na interação com o ambiente natural, o LABVERDE é uma organização que promove uma profunda conexão com a Floresta Amazônica, que resulta na criação de conteúdos culturais sobre o meio ambiente.
Através de vivências realizadas em reservas ecológicas, como a reserva Adolpho Ducke e também percorrendo zonas florestais impactadas, o Programa de Imersão Artística na Amazônia do LABVERDE possibilita a visualização de diferentes escalas e perspectivas do ambiente florestal, despertando processos criativos de diversas abrangências.
O reconhecimento da riqueza de relações que existem na floresta é uma experiência que promove um intenso exercício sobre sentir, perceber, interagir, valorizar e preservar o mundo natural.
É a Floresta Amazônica, com toda a sua riqueza de biodiversidade e relações entre diversas formas de vida, que atua com um imenso laboratório vivo, que desperta tanto memórias ancestrais, consciência política, ambiental e ecológica, quanto a preocupação com o futuro, em questões que envolvem a preservação dos ecossistemas, biomas e exploração dos recursos naturais no tocante aos crescentes problemas trazidos por destruições e perturbações da natureza em diversas escalas.
Criado pela Manifesta Arte e Cultura em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), o programa abrange a troca de ideias e conhecimentos nas áreas das ciências naturais, filosofia e arte, proporcionando a artistas, músicos, curadores, escritores, pesquisadores e cientistas uma experiência transformadora, que se expressa através de obras, publicações e registros que retratam a íntima relação entre natureza, ciência e arte.
O artista visual Hugo Fortes viveu essa fascinante experiência de dez dias de imersão na Floresta Amazônica em 2018 - e você pode conferir as criações resultantes na exposição Florestas do Isolamento, em cartaz na vitrine da Escola de Botânica até dia 30/10.
Conheça o LABVERDE e confira os trabalhos de todas as pessoas que já participaram da vivência em https://pt.labverde.com.
Comments