Disponibilizado pela EMBRAPA, o livro Plantas aromáticas e condimentares: uso aplicado na horticultura destaca mais de 50 espécies vegetais que compõem e incrementam o sabor e aroma de diversos alimentos e bebidas e são importante fonte de princípios ativos para a produção de medicamentos, extratos vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene e limpeza.
Junto ao cultivo de hortaliças, muitas dessas plantas também atuam no controle alternativo de pragas e doenças nos cultivos e despertam nossos sentidos e nos proporcionam saúde e bem-estar.
Desde os aromas clássicos da perfumaria, como lavandas e gerânios até a melhoria de sabores dos alimentos que consumimos ao acrescentarmos, por exemplo, hortelã, alecrim e manjericão, as plantas aromáticas e condimentares também integram os saberes populares e científicos em virtude de suas propriedades medicinais, como as camomilas, boldos e erva-cidreira e erva-doce.
O livro é dividido em quatro capítulos, que detalham aspectos importantes como a descrição botânica da espécie com as características morfológicas e químicas, informações sobre planejamento para cultivo e escolha das espécies de acordo com o local, produção de mudas, cuidados necessários na colheita e pós-colheita e por último, um capítulos sobre os óleos essenciais, métodos de obtenção, composição química e aplicações.
De autoria e edição de Lenita Lima Haber e Flavia Maria Vieira Teixeira Clemente, o livro contou com a participação de pesquisadores de diversas áreas de Recursos Genéticos e Biotecnologia da EMBRAPA e do Instituto Agronômico de Campinas.
A publicação é disponibilizada gratuitamente pela EMBRAPA - clique no link abaixo:
Por: Patrícia Dijigow
Comentários