Com diversas variedades cultivadas em todo o mundo, o meloeiro (Cucumis melo) é uma planta da família Curcubitaceae (que inclui várias espécies que produzem frutos de valor econômico, como abóbora, melancia, pepino e cabaça), originária da África e Ásia. O gênero Cucumis abrange 61 espécies.
O melão é um fruto rico em fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco. De sabor suave, é composto por cerca de 80 a 90% de água, aproximadamente.
As texturas e cores da casca, assim como a cor, aroma e o sabor da polpa variam de acordo com a variedade ou cultivar do melão.
O melão cantaloupe, cantalupo ou meloa (cultivado nos Estados Unidos e por isso também chamado de americano), por exemplo é caracterizado pelo aspecto enrugado da casca, de origem indiana e africana, diferente do melão de casca amarela. O melão gália é conhecido por israelense, e apresenta formato redondo e casca de aspecto rendado.
O meloeiro adapta-se a vários tipos de solo, mas necessita de boa drenagem e também de boa exposição ao sol.
No Brasil, os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará são responsáveis por mais de 70% da área plantada de melão, sendo a época de plantio geralmente concentrada entre os meses de agosto a outubro.
Comments