top of page

Destaques da loja

!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.

Blog

Os micronutrientes


ree


Os chamados micronutrientes são tão importantes quanto os macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio), sendo responsáveis por um delicado equilíbrio no metabolismo das plantas e a falta deles pode trazer problemas. Os micronutrientes são: Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco.


Os micronutrientes recebem esse nome por serem requeridos em menores quantidades no metabolismo das plantas, mas sua falta pode comprometer muito o desenvolvimento do vegetal, explica o agrônomo paisagista Gabriel Kehdi, professor do curso Agro para paisagistas.


Alguns micronutrientes são relativamente abundantes nos solos brasileiros, o que reduz muito a ocorrência de sinais de suas deficiências. Já outros são escassos, tornando comum a verificação de sintomas de deficiência. A ocorrência de um determinado nutriente no solo está relacionada ao material de origem daquele solo. Solos originados de rochas basálticas, por exemplo, são ricos em muitos macro e micronutrientes.


O manejo do solo também interfere diretamente na disponibilidade de nutrientes. Solos mal cuidados, excessivamente trabalhados e sem manutenção da matéria orgânica tendem a apresentar menor teor de nutrientes do que os solos bem cuidados.


Tradicionalmente, por serem requeridos em maior quantidade pelas plantas, os nutrientes N, P e K são adicionados ao solo via adubação química com grande frequência. Entretanto, se o adubo ou o solo não possui uma quantidade adequada de micronutrientes, a adubação NPK pode ser comprometida pelo simples fato de a planta não estar abastecida com todos os nutrientes.


É importante ressaltar que para determinar com exatidão o problema da deficiência nutricional é imprescindível uma análise de solo com metodologia correta de amostragem e procedimentos laboratoriais.


A adubação ou correção do pH do solo sem critério pode causar problemas de toxicidade por excesso de nutrientes ou indisponibilidade dos mesmos.


Por: Gabriel Kehdi





Leitura relacionada:




Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page