A moscadeira (Myristica fragrans) é uma árvore originária da Indonésia, que nos fornece duas especiarias: a noz-moscada e o macis. A espécie é dioica, ou seja apresenta plantas com sexos separados: existem plantas com flores femininas (que produzem os frutos) e plantas com flores masculinas.
A noz-moscada é uma especiaria famosa desde o tempo dos romanos, e uma das mais valorizadas na Idade Média, utilizada tanto na medicina como na culinária, onde é muito apreciada pela sua versatilidade como condimento. Também é utilizada pela indústria farmacêutica, na perfumaria e tabacaria.
O macis (também chamado mácide) é obtido a partir da secagem do arilo - a membrana que envolve a semente, de cor vermelha. Após retirado, o macis é comprimido e seco por cerca de 10 a 14 dias. Neste processo, dependendo do armazenamento posterior, sua cor muda para amarelo pálido, laranja ou castanho.
Seu aroma é muito semelhante ao da noz-moscada, porém apresenta uma característica floral, que o torna mais refinado, delicado e consequentemente de valor mais elevado que a noz-moscada.
Muito presente nas culinárias da Índia e da China, tanto em pratos doces como salgados. Na Europa, o macis é utilizado em purês de batata, suflês e massas, ou comumente usado para condimentar bolos, produtos de panificação ou bebidas com chocolate.
Por: Patrícia Dijigow
Comments