"Ana Amopö: Cogumelos Yanomami" é o primeiro livro sobre cogumelos comestíveis publicado no Brasil, resultado do trabalho de pesquisadores Yanomami da região do Auaris, no extremo oeste de Roraima, na Terra Indígena Yanomami, em parceria com assessores do Instituto Socioambiental (ISA). O livro foi produzido durante a formação dos pesquisadores promovida pela Hutukara Associação Yanomami (HAY), com o ISA e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em pesquisa que contou com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Instituto de Micologia de Tottori do Japão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), do Instituto de Botânica e do Instituto ATÁ.
Os pesquisadores não indígenas Noemia Kazue Ishikawa e Keisuke Tokimoto fizeram a ponte entre o conhecimento científico sobre cogumelos comestíveis e os conhecimentos detidos pelos Sanöma.
A edição é um dos volumes da Enciclopédia dos Alimentos Yanomami (Sanöma), escrita em sanöma e traduzida para o português. Além de ajudar a manter viva a língua Yanomami, este trabalho promove um diálogo entre os conhecimentos indígenas sobre alimentos e os conhecimentos científicos e reforçam a contribuição para a preservação da floresta e da biodiversidade.
No site do projeto é possível encontrar mais informações, inclusindo receitas de preparo: https://cogumeloyanomami.org.br/
Em 2017, o livro foi vencedor do 59º Prêmio Jabuti na categoria gastronomia. A premiação é a mais tradicional de literatura do Brasil, concedida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Para baixar o PDF da publicação, clique no link abaixo:
Ontem, 07/05 em nossa live transmitida pelo Instagram recebemos o biólogo e micólogo Nelson Menolli Jr., pesquisador associado do Instituto de Botânica e professor/pesquisador do Instituto Federal de São Paulo para um bate papo sobre os Cogumelos comestíveis silvestres do Brasil.
Conheça mais sobre o trabalho do professor Nelson em @cogumenolli e no perfil do Laboratório de pesquisas de fungos do Instituto Federal, o @ifungilab
Se você tiver dúvidas e perguntas sobre cogumelos comestíveis, envie para flores@escoladebotanica.com.br. Vamos preparar um post super especial esclarecendo todas as dúvidas que nos enviarem nos próximos dias.
Por: Patrícia Dijigov
Comments